-
Arquitetos: Juan Carlos Sabbagh Arquitectos
- Área: 410 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Cristobal Palma
-
Fabricantes: AutoDesk, Cutek, MK, Melón Hormigones, WoodArch
Descrição enviada pela equipe de projeto. O trabalho consistiu em desenvolver um salão de eventos e uma casa de hóspedes para um vinhedo no vale de Casablanca, onde desenvolvemos uma adega em 2005. O projeto da vinícola era pequeno, mas era necessário considerar muita flexibilidade para o crescimento futuro.
Como não podíamos prever o futuro desenvolvimento da vinícola, pensamos que o crescimento seria melhor e mais flexível se acontecesse a partir de etapas com edifícios completos, formando uma espécie de cidadela de vinhos.
Isso eliminou o risco de deixar edifícios semi-concluídos devido a extensões que nunca foram finalmente terminadas. Além disso, permitiu que projetos futuros acomodassem novas tecnologias de vinificação sem entrar em conflito com a estrutura do edifício do estágio inicial.
Para isso, foi elaborado um plano diretor que permitisse a organização do território, acomodando os possíveis edifícios dessa espécie de "cidadela do vinho", onde haveria uma área produtiva, como vinícolas, casas de máquinas e serviços associados, mas também programas turísticos e administrativos associados ao negócio do vinho.
Finalmente, essa estratégia foi muito bem-sucedida, pois o crescimento não foi precisamente na área produtiva, mas no setor de turismo, onde foi necessário receber os eventos e convidados que visitavam a vinícola com mais e mais frequência.
O projeto propõe a adição de dois volumes esculturais que estão de acordo com o volume original da vinícola, formando três esculturas que se erguem em diferentes alturas na colina para buscar as melhores vistas do vale e das vinhas, como "três rochas de granito esculpidas na Colina".
Cada “escultura” é composta de um pedestal de concreto que o fixa e assenta no chão, e acima por uma concha de madeira que estrutura o espaço interno. Na adega, o envelope de madeira é adaptado e recortado para incorporar luz natural e ventilação. Na sala de estar e na casa, esta concha é fragmentada para incorporar luz, mas acima de tudo para captar as vistas horizontais da paisagem distante.
Este envelope, por sua vez, fragmenta e se separa na forma de uma rachadura para incorporar a luz do teto nas salas mais internas. Os espelhos d'água refletem a paisagem e refrescam a atmosfera nos dias quentes de verão. As esculturas de granito e a água nas piscinas referem-se a uma das características do vinho nessa área, altamente influenciada pela terra rica nesse mineral.